Alginato de Sódio

Alginato de Sódio

Postado por: Êxodo Cientifica - 2 meses

O Alginato é  um polissacarídeo natural extraído de algas marrons, trata-se de um polissacarídeo, mais especificamente um poliuronídeo, formado por dois monômeros de base, β-D-manuronila e α-L-guluronila, que possui ligações glicosídicas entre seus carbonos de número 1 e 4. O alginato proveniente das algas são encontrados principalmente sob forma de sais

O alginato de sódio é comumente empregado na indústria de alimentícia para modificar as propriedades dos alimentos, como reologia (espessamento), capacidade de ligação de água, emulsão estabilizadora e formação de filme. O alginato também é capaz de formar gel por reticulação iônica. Uma das formas mais comuns é o gel de alginato na forma de partículas.

O tamanho (diâmetro) das partículas de gel de alginato possuem tipicamente faixa de> 1 mm (macro), 0,2 a 1.000 mm (micro) e <0,2 mm mm (nano). Essas partículas de gel normalmente retém alto teor de água.

Como ingrediente natural, as partículas de gel de alginato se tornam bem atraentes para aplicações biológicas, pois  são biocompatíveis, não tóxicos e biodegradáveis ​.

Até o momento, a principal aplicação dos géis de alginato particulados pode ser encontrada no encapsulamento de materiais alimentícios, farmacêuticos, biomédicos e agrícolas. Vários ingredientes alimentares foram encapsulados ao longo dos anos. Esses ingredientes alimentares incluem óleos / lipídios, células probióticas , aromatizantes, polifenóis, vitaminas, antioxidantes, peptídeos, enzimas, etc. 

A estrutura da matriz de gel bloqueia em os materiais do núcleo e formam uma barreira protetora que limita a difusão das moléculas com base em seu tamanho e cargas, ou minimiza a degradação dos materiais do núcleo sensíveis devido condições do ambiente externo. 

 

Micrografia de transmissão eletrônica mostrando proteína de caseinato de sódio (setas amarelas)  aderidas na superfície de um microgel de alginato (Ching et. al., 2014).

A aplicação de partículas de gel de alginato abrange uma ampla gama de segmentos, tais como alimentos, microbiologia, farmacêutica e medicina. Cada um destes segmentos levou a um desenvolvimento de métodos para a produção de partículas de gel de alginato para atender a cada aplicação pretendida.

Nós da Exodo Científica possuímos Alginato de Sódio à Prona entrega. Consulte-nos sobre este e muitos outros reagentes e soluções !

Referências:

  1. Ching, S. H., Bhandari, B., Webb, R. and Bansal, N. (2015). Visualizing the interaction between sodium caseinate and calcium alginate microgel particles. Food Hydrocolloids. 43:165–171.
  2. Su Hung Ching, Nidhi Bansal & Bhesh Bhandari (2017) Alginate gel particles–A review of production techniques and physical properties, Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 57:6, 1133-1152
  3. Chapman, V. J. (1980). Seaweeds and their uses. Chapman and Hall, London
WhatsApp Comercial
Enviar