Ágar Bismuto Sulfito

Ágar Bismuto Sulfito

Postado por: Êxodo Cientifica - 4 semanas

O Ágar Bismuto Sulfito é utilizado para o isolamento seletivo e para a identificação primária de Salmonella typhi e outras Salmonellae isoladas de materiais clínicos, amostras de efluentes, abastecimento de água, alimentos, amostras ambientais , medicamentos, cosméticos etc.

As Salmonellae constituem o grupo taxonômico mais complexo dentre as Enterobacteriaceae. Em humanos, as infecções causadas por Salmonella são comumente causada pela ingestão de alimentos, água ou leite contaminados por excretas humanas ou animais. Os seres humanos são o único reservatório para S. thyphi.

Vários meios são empregados para o isolamento e identificação primária de Salmonella, particularmenteS. thyphi. Dentre estes, o Bismuto Sulfito apresenta uma excelente produtividade.  Este ágar, é um modificação do meio proposto por Wilson e Blair. É recomendado por diferentes associações (APHA, ISO, FDA, ANVISA, USP) para o isolamento e identificação preliminar de S. thyphi e outras Salmonellae.

S.typhi, S. enteritidis and S. typhimurium crescem neste meio como colônias de coloração pretas  com um halo metálico brilhante resultante da produção de sulfeto de hidrogênio (H2S) e redução do sulfito para sulfeto férrico. Salmonella parathyphi A se desenvolve como colônias verde claras. O ágar Bismuto sulfito pode ser inibitório para algumas cepas de Salmonella e é recomendado que não seja usado unicamente como meio para isolamento e sim acompanhado de algum outro meio auxiliar (por exemplo o XLD, Hicrome Salmonella Differential Agar, SS entre outros).

O ágar Bismuto sulfito  possui em sua composição peptonas  que atuam como fontes de carbono, nitrogênio, aminoácidos de cadeia longa, vitaminas e fatores essenciais de crescimento. Dextrose é a fonte de energia. O fosfato dissódico mantém o equilíbrio osmótico. O indicador bismuto sulfito, juntamente com o verde brilhante, inibe as bactérias gram-positivas e gram-negativas presentes na flora acompanhante.  O sulfato ferroso ajuda na detecção da produção de sulfeto de hidrogênio (H2S).

Dicas!

NUNCA AUTOCLAVE OU SOBREAQUEÇA o Ágar Bismuto Sulfito, o calor excessivo destrói a seletividade do meio.

A Êxodo científica, distribuidora autorizada dos meios de cultura da HiMedia no Brasil, possui esta e muitas outras opções de meios de cultura para o isolamento e identificação de Salmonellae  e outras espécies bacterianas.

Consulte-nos para mais informações. Contamos com uma equipe pronta para lhe atender!

WhatsApp Comercial
Enviar