Hicrome Strep B Setective Agar e Caldo Todd

Hicrome Strep B Setective Agar e Caldo Todd

Postado por: Êxodo Cientifica - 2 semanas

Streptococcus agalactiae, também conhecido como Streptococcus Grupo B (GBS),  foi primeiramente diferenciado de outros streptococci por Rebecca Lancefield em 1930 após o isolamento em leite e vacas com mastite bovina. Lancefield também descreveu a colonização por GBS no trato vaginal de mulheres assintomáticas, contudo, atividades patogênicas em humanos não foram descritas até 1938 quando, três relatos de infecção pós parto foram publicados. Doenças invasivas causadas por GBS foram raramente identificada em humanos até a década de 1960, até que foram publicados relatos de infecções em adultos e neonatos. Esta incidência invasiva de GBS continua aumentar e permanece sendo um patógeno significativo entre recém nascidos e adultos.

Os Streptococcus causam infecções que causam infecções e morte em neonatos. As infecções causadas  por GBS vão desde infecções do trato urinário em mulheres,  em homens pode causar prostatite. Em mulheres grávidas, a bacteriúria causada por GBS se torna um fator de risco no período gestacional tardio pois pode ser responsável pela infecção neonatal por GBS. No caso dos recém nascidos, GBS podem causar sepse, meningite, pneumonia.

Para o monitoramento de GBS em mulheres grávidas, é realizado a pesquisa entre a 34ª e 37ª semana onde é coletado swabs retal quanto vaginal. É feito o enriquecimento seletivo deste material. Uma excelente opção para a realização desta etapa que favorece o desenvolvimento de GBS e ao mesmo tempo inibe a flora microbiológica acompanhante, é o  Caldo Todd Hewitt suplementado com gentamicina (8,0 µg/L) e ácido nalidíxico (15,0 µg/L)  M313 Todd Hewitt Broth .

Após esta incubação no Caldo Todd por 18-24 horas em estufa a 35 ºC, sob tensão de CO, inocular o material no meio Hicrome Strep B Selective Agar Base , que é um meio cromogênico  da marca Himedia destinado ao isolamento e identificação de Streptococcus.

 

O meio Hicrome Strep B Selective Agar contem hidrolisado de proteína, peptonas especiais e extrato de levedura que fornecem compostos nitrogenados e fontes de carbono, aminoácidos de cadeia longa, vitaminas e nutrientes essenciais que favorecem o desenvolvimento de Streptococcus. Os tampões presentes no meio garantem o equilíbrio osmótico, os agentes seletivos ajudam a inibir a flora bacteriana acompanhante. Dentre os diferentes substratos cromogênicos presentes, um é clivado pela enzima beta glucosidase presente nos  Streptococcus Grupo B resultando em colônias Azuis. Ao se fazer uso do meio Hicrome Strep B, não se faz necessária a necessidade de identificações tradicionais (tal como a realização de CAMP Test) o que garante ao usuário uma maior rapidez no processo de identificação de Streptococcus  grupo B

 

FICA A DICA!

Para a devida funcionalidade  e para que se consiga o desempenho adequado do meio Hicrome Strep B Selective (M1840), é necessário o uso do Supplement FD273 Hicrome™ Strep B Selective Supplement  (1 vial por L  de meio base esterilizado).

Para mais informações sobre o uso do caldo Todd e do meio Hicrome Strep B  Selective Agar,  consulte nossa equipe que está de prontidão para lhe atender!

Contate nossa Assessoria Científica:
microbiologia@exodocientifica.com.br

WhatsApp Comercial
Enviar