Suplementos para Meios de Cultura

Suplementos para Meios de Cultura

Postado por: Êxodo Cientifica - 3 meses

Muitos meios de cultura precisam ser suplementados para que se tenha a função esperada.

Os suplementos possuem distintas funções: pode ser um antibiótico que inibe o crescimento de microrganismos indesejáveis, um substrato cromogênico que resulta no desenvolvimento de cor ou fluorescência, um fator de crescimento essencial para o desenvolvimento de algum microrganismo específico ou também algum componente de alto valor nutricional  (sangue desfibrinado, líquido ascítico, soro etc) .

Estes suplementos podem estar na forma liofilizada, em pó, ou líquido. Quando liofilizado ou em pó devem ser reconstituídos em algum líquido e devem ser adicionados ao meio respeitando as instruções de uso.

Muitos componentes presentes em suplementos se degradam em altas temperaturas, por isso os mesmos não são incluídos no meio em pó e DEVEM SER ACRESCENTADOS após o processo de esterilização e resfriamento prévio do meio (a maioria dos suplementos são adicionados quando o meio está cerca de 50°C).

Não fazer uso dos suplementos, faz com o que o meio de cultura preparado para tal finalidade perca totalmente o desempenho e o crescimento de outros microrganismos não desejáveis acabam comprometendo o isolamento dos microrganismos alvo fazendo com que a análise fique inválida.

A Êxodo Científica possui uma gama de suplementos destinados ao uso em meios de cultura, juntamente com toda a parte de meios de cultura, seja microbiológica, cultura de tecidos ou vegetal para diferentes finalidades. Consulte nossa equipe para que possamos direcionar os suplementos mais adequados para que você possa ter o melhor desempenho e confiabilidade em suas análises!

WhatsApp Comercial
Enviar