O Ácido trifluoracético, composto organofluorado de fórmula F
3CO
2H, possuindo uma constante de ionização pKa 0,23.
É utilizado em diferentes técnicas e reações tais como:
- Reagente amplamente utilizado em reações de síntese orgânica pois o ácido tricloroacético possui vários fatores que tornam conveniente seu uso: volatilidade (ebulição entre 72-73 °C, mais especificamente a 72.4 °C), solubilidade em solventes orgânicos e atua como um ácido forte e também é menos oxidante do que o ácido sulfúrico.
- É precursor de outros compostos organofluorados como exemplo o ácido trifluoroperacético e 2,2,2-trifluoroetaol etc.
-Em síntese de peptídeos, o Ácido Trifluoroacético é utilizado devido sua capacidade de ser um ácido forte para remover os ésteres de terc-butil ( o terc-butil juntamente com o Fmoc [fluorenilmetoxicarbonila] “protegem” os grupamentos amina, especialmente durante a síntese do próximo aminoácido da direção do N-terminal da cadeia do peptídeo).
- Em baixas concentrações, o TFA é usado como par iônico em cromatografia líquida (HPLC) de compostos orgânicos, particularmente peptídeos e pequenas proteínas (baixo peso molecular).
- Em técnicas de RMN, o ácido trifluoroacético é um solvente para materiais estáveis em ambiente ácido. Também possui aplicação como calibrador em espectrometria de massas.
-É amplamente empregado para a análise de produtos farmacêuticos tais como celmoleucin (interleucina-2), elcatonina e alfapoetina entre outros.
Nós da Exodo científico apossuímos o ácido trifluoroacético em diferentes apresentações, seja o TFA deuterado (imprescindível para análises de técnicas de RMN), TFA para espectroscopia (UV mínimo 99,8%), grau LC-MS.
Para maiores solicitações e para esclarecimento de dúvidas, nos contate!
microbiologia@exodocientifica.com.br