Sendo quimicamente composto por polissacarídeo complexo composto de galactose e ácido galacturônico, esterificado com ácido sulfúrico. O ágar é um agente solidificante, que é bastante usado para deixar alimentos como sorvetes e geleias mais espessos.
O ágar possui propriedades muito importantes para microbiologia. Pois poucos microrganismos conseguem degradar o ágar, e, portanto ele permanece sólido quando é adicionado ao meio de cultura (material nutriente que é usado para o crescimento de microrganismos em laboratório).
O ágar se liquefaz a uma temperatura próxima de 100 º C (temperatura de ebulição da água) e ao nível do mar permanece liquido até que a temperatura diminua a cerca de 40 ºC.
Para utilização em laboratório, o ágar é mantido em banho-maria a uma temperatura próxima a 50 º C. Nessa temperatura, o ágar não causa dano algum aos microrganismos quando é adicionado sobre eles, e após a solidificação do meio de cultura, o ágar pode ser encubado a uma temperatura próxima a 100 º C sem perder suas características. Possibilitando assim o crescimento de microrganismos termofílicos.
O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura.
Esse meio de cultura formado também é denominado de ágar. Denominação que causa certa confusão, Pois o ágar em si, não é um nutriente.
O Ágar Nutriente é um meio de cultura relativamente simples, de fácil preparação e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de Microbiologia.
Sendo composto geralmente por extratos de carne e levedura, o ágar nutriente é utilizado para cultivo de microrganismos pouco exigentes nutricionalmente, como por exemplo: Escherichia coli e Streptococcus pneumoniae.
O ágar sangue é um meio de cultura geralmente utilizado para identificação de espécies bacterianas capazes de destruir células sanguíneas. Sendo composto geralmente por 5 a 10% de sangue desfibrinado, animal ou humano, o ágar sangue é usado para cultivar bactérias como por exemplo: streptococcus pyogenes e Streptococcus agalactiae.
Ágar Manitol é um meio cultura que tem uma grande concentração salina (7,5% NaCl).Composto por álcool manitol e um indicador de pH (vermelho de fenol) que passa de vermelho a amarelo se o microrganismo fermentar o manitol, o Ágar Manitol é usado para o cultivo de bactérias da família da Micrococcaceae.
Fonte: EngQuimica