Os coliformes, tem sido utilizados como indicadores da qualidade da água (através do princípio que estes microrganismos estarem presentes no intestino de animais de sangue quente e a presença de bactérias que fazem parte do grupo coliformes é um indicador que a fonte de água possui contaminação fecal recente).
Historicamente, o grupo coliforme é definido como microrganismos que possuem a capacidade de fermentação da lactose.
Diferentes estratégias foram desenvolvidas para o exame bacteriológico da água visando a detecção do grupo coliforme. Um dos primeiros métodos para a detecção de coliformes em amostras de água pela técnica de tubos múltiplos foi a técnica fazendo o uso do Caldo Lauril Caldo /Verde brilhante/Caldo EC
O teste de presença/ausência (PA) para o grupo de coliformes é uma modificação simples dos procedimentos de tubos múltiplos e fornece uma estimativa qualitativa e quantitiativa de coliformes. Este teste é destinado
para uso em amostras de rotina coletadas do sistema de distribuição ou estações de tratamento de água. O caldo PA maximiza a detecção de coliformes quando presentes em amostras contendo muitos outros organismos que poderiam suprimir ou crescer excessivamente e inibir o resultado que pode causar problemas de detecção.
Posteriormente, Weiss e Hunter propuseram uma simplificação do procedimento para o exame bacteriológico da água. O teste PA (Presença / Ausência) foi desenvolvido como uma versão simplificada com base no princípio de que coliformes e outros indicadores bacterianos contaminantes não ser possam ser encontrados com o emprego das técnicas tradicionais.
Outros aspectos do caldo PA foram estudados por Clark et al. O que fez com que este meio se tornou uma metodologia bastante utilizada e foi inscrito no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater para atender tanto a quantificação (através de tubos múltiplos) quanto averiguar a ausência de coliformes em uma amostra (Presença/Ausência).
O Caldo P/A contem digesto péptico animal, triptose, extrato de carne suplementado com fatores de crescimento e traços nutrientes que favorece o desenvolvimento dos coliformes. Lactose é o carboidrato fermentado e fonte de energia para o metabolismo bacteriano. Fosfatos constituem o sistema tampão. Purpura de bromocresol é o indicador de pH. A maioria dos fermentadores de lactose produz ácido e gás. O meio utilizado com força tripla pode ser utilizado para analisar diretamente amostras de 100mL sem a necessidade de aliquotar frações para a realização de tubos múltiplos (
Assim se obtém somente o resultado de presença e ausência e não quantificação. Para a quantificação, utiliza-se da técnica dos tubos múltiplos)
O resultado do meio caldo PA é presuntivo. No caso de positivação da amostra, deve-se realizar testes confirmatórios como o uso do caldo lactose (M026) .
Nós da Exodo Científica, distribuidores autorizados da marca Himedia no Brasil, possuímos este e muitos outros meios à pronta entrega! Consulte-nos para mais informações!
contato@exodocientifica.com.br