O meio de cultura Murashige e Skoog Medium (M&S) foi desenvolvido em 1962 para otimizar sistema de bioensaio em cultura de calos de tabaco para facilitar o estudo de citocininas.
Desde então, este meio é amplamente utilizado em técnicas de micropropagação, cultura de órgãos e tecidos, cultura de calos e culturas de suspensão.
A formulação do meio M&S é constituída por uma mistura de nutrientes tais como sais inorgânicos, vitaminas, aminoácidos e carboidratos.
Uma característica do meio M&S é sua constituição dos elementos, onde se tem macronutrientes e micronutrientes essenciais, vitaminas, aminoácidos e carboidrato. Como por exemplo, o
fosfato de potássio monobásico (macroelemento) atua como fonte de íon fosfato.
Os
microelementos como manganês, molibdênio, ferro e zinco presentes na composição do meio desempenham papel vital para que ocorra o desenvolvimento das culturas. O boro atua como importante sinalizador para a via metabólica dos carboidratos. As vitaminas tiamina, piridoxina, ácido nicotínico e mio-inositol atuam como cofatores enzimáticos em importantes vias metabólicas tais como a glicólise e o ciclo de Krebs juntamente com vias metabólicas de metabólitos secundários nas plantas.
Devido às exigências nutricionais de cada cultura é necessário realizar pequenos “ajustes” à composição básica do meio M&S para que possa ter o sucesso nos desenvolvimentos e obtenções de cultura.
Nós da Exodo científica, distribuidores da marca Himedia no Brasil, possuímos o meio M&S e muitas outras variações (seja com concentrações dos sais diferentes, seja já suplementada com fito- hormônios, com ou sem carboidratos e com ou sem agentes gelificantes). Estas variações do meio são necessárias e são adequadas para diferentes culturas de plantas com diferentes exigências nutricionais.
Consulte nosso departamento técnico para maiores informações!
microbiologia@exodocientifica.com.br