Suplementos para meio listeria oataviani -agosti agar (aloa) para listeria.
O gênero Listeria vem sendo revisado nos últimos anos e atualmente conta com 20 espécies (anteriormente eram conhecidas apenas 6 espécies).
Tabela: Espécies do gênero
Listeria (Nwaiwu, Access Microbiology 2020;2 / DOI 10.1099/acmi.0.000153)
Dentre as espécies de
Listeria, a
L. monocytogenes representam a mais patogênica dentre as demais representantes do gênero.
Existem diferentes metodologias e padronizações para o isolamento e identificação das espécies de
Listeria. Um meio de cultura muito utilizado e reportado nestas metodologias é o meio de cultura seletivo e diferencial Ottaviani-Agosti também chamado de ALOA ou OA
Listeria Agar.
Este meio de cultura possui em sua composição peptona, triptona e extrato de levedura que fornecem compostos nitrogenados, carbonáceos, aminoácidos de cadeia longa, vitaminas e outros nutrientes essenciais. O piruvato de sódio fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento de
Listeria. A glicose (Dextrose) é o açúcar fermentável. O cloreto de sódio mantém o equilíbrio osmótico. O fosfato tampona o meio.
O meio possui também o substrato cromogênico 5-Bromo-4 cloro-3-indolil-β−D-glucopiranosideo, que é hidrolisado especificamente por
Listeria spp. Resultando em colônias com a coloração azul esverdeada.
A seletividade do meio se dá pela adição do cloreto de lítio (presente no meio desidratado) e de outros agentes seletivos a serem adicionados após o processo de esterilização do meio base.
Tais agentes seletivos a serem adicionados são os suplementos
- FD212A OA Listeria Selective Supplement: contém os antibióticos
- Sulfato de Polimixina B (38350 IU): Inibe Gram negativos
- Ceftazidima (10 mg): beta lactâmico de largo espectro. Inibe Gram negativos
- Ácido Nalidíxico, sal sódico (10 mg): Inibe Gram Negativos
- Anfoterinia B (5 mg): Atividade antifúngica
O meio Ottaviani e Agosti também deve ser suplementado com o L- fosfatidilinositol (suplemento FD214): L.mono Enrichment Supplement I.
- monocytogenes (também L. ivanovii) possuem a atividade de fosfatidilinositol fosfolipase C específica (PIPLC) que hidrolisa o substrato presente no suplemento FD214 (L- FOSFATIDILINOSITOL), resultando na geração de um halo opaco ao redor das colônias.
- monocytogenes possui a atividade da PIPLC em 24 horas de incubação. Já a L. ivanovii possui a atividade da PIPLC resultante entre 24 e 48 horas.
A completa identificação de
Listeria spp se baseia na realização de outras provas bioquímicas para distinção dentre as espécies.
Nós da Exodo Científica, possuímos
À PRONTA ENTREGA tanto o meio base Ottaviani-Agosti e todos os suplementos necessários para a produção do meio completo conforme ISO 11290-1: 2017 (NBR ABNT ISO 11290-1: 2020) e ISO 11290-2: 2017 (ABNT NBR ISO 11290-2 : 2020).
Consulte-nos para maiores informações
microbiologia@exodocientífica.com.br