Certas bactérias possuem a citocromo oxidase ou indofenol oxidase (uma hemoproteína contendo ferro), que catalisa o transporte de elétrons de compostos doadores (NADH) para aceitadores de elétrons (normalmente o oxigênio).
No teste de oxidase, um corante incolor como o N, N-dimetil-p-fenilenodiamina tem a função de servir como um aceptor de elétrons artificial para a enzima oxidase.
O corante é oxidado para formar o azul de indofenol (indophenol blue), que é um composto colorido.
O teste da oxidase é útil na caracterização inicial de bactérias aeróbias gram-negativas dos gêneros Aeromonas, Plesiomonas, Pseudomonas, Campylobacter e Pasteurella.
Os discos de oxidase são discos de papel de filtro estéreis impregnados com oxalato de N, N-dimetil-p-fenilenodiamina, ácido ascórbico e a-naftol. Esses discos superam a necessidade de preparação diária de reagente fresco para averiguação da oxidase.
Inicialmente o teste de oxidase foi introduzido por Gordon e McLeod (1) para identificar gonococos com base na capacidade de certas bactérias em produzir azul de indofenol a partir da oxidação de dimetil-p-fenilenodiamina e a-naftol. Gaby e Hadley posteriormente introduziram um método mais sensível usando N, Oxalato de N-dimetil-p-fenilenodiamina em que todos os estafilococos eram negativos para a oxidase.
O tempo de reação nos discos de oxidase de marca Himedia é de 5-10segundos! CADA VIAL CONTEM 50 DISCOS.
© Copyright 2015 - 2024 - Êxodo Científica. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Êxodo Científica