Pesquisa de coliformes e Escherichia Coli em água fazendo o uso de substratos cromogenico/fluorogenico

Pesquisa de coliformes e Escherichia Coli em água fazendo o uso de substratos cromogenico/fluorogenico

Postado por: Êxodo Cientifica - 5 anos

Opção referenciada nas principais portarias e métodos compendiais para a pesquisa de coliformes e Escherichia Coli em água fazendo o uso de substratos cromogênico/fluorogênico , oferecendo redução de custos para esta análise.

Existem muitos protocolos (ISO/APHA/FARMACOPÉIA) para a pesquisa e quantificação de Escherichia Coli  e Coliformes, no entanto um dos mais sensíveis e práticos, com resultados precisos é o uso de substratos cromogênicos/fluorogênicos hidrolisáveis.

Estes substratos utilizados em conjunto, são capazes de detectar, mesmo em quantidades mínimas, a presença de  coliformes e E. coli em uma amostra de água.

 

 

Nesse método, os coliformes totais produzem a enzima β-d-galactosidase, que cliva o substrato cromogênico presente no meio.

 

 

Preparo:

1.Adicionar 3,735g do meio em 100ml da água que será analisada

2.Homogeneizar para ocorrer a solubilização do material

3.Incubar por 18-24 horas a 35-37°C.

Interpretação

ØApresentou coloração amarela: presença de Coliformes (ONPG positivo)

ØNão apresentou coloração amarela: ausência de Coliformes (ONPG negativo)

Os materiais que apresentarem coloração amarela submeter à uma lâmpada de UV com comprimento de onda de 366 nm.

Ø Apresentou fluorescência: confirmação de E. coli (MUG Positivo)

 

WhatsApp Comercial
Enviar