Meio m-PA (M1121) e suplemento seletivo m-PA (FD202)

Meio m-PA (M1121) e suplemento seletivo m-PA (FD202)

Postado por: Êxodo Cientifica - 4 semanas

Meio m-PA (M1121) e suplemento seletivo m-PA (FD202) à pronta entrega para isolamento e quantificação Pseudomonas aeruginosa em amostras de água pela técnica de membrana filtrante.

A técnica de NMP (Número mais provável) resulta em uma recuperação satisfatória na e consequente enumeração de Pseudomonas aeruginosa em amostras de água. Porém a aplicação desta metodologia não fica muito usual quando se trata de grandes volumes de água. A pesquisa em grandes volumes, para este microrganismo é a rotina mais realizada.

Levin e Cabelli desenvolveram um meio seletivo para ser empregado através da técnica de membrana filtrante para a pesquisa de P. aeruginosa e este meio foi chamado de m-PA. Existem outros meios de cultura para a pesquisa de P. aeruginosa em água, porém estes meios apresentam fraca especificidade e apresentam valores limitados quando se encontra uma microflora heterogênea acompanhante na amostra analisada.

A partir do meio original proposto, foi realizada uma alteração do pH e também a concentração de alguns dos ingredientes levaram a uma melhora performance do meio m-PA. Este meio está presente no Standard Methods for Examination of water and Wasterwater no item 9213 E – Membrane Filter Technique for Pseudomonas aeruginosa.

O meio m-PA possui em sua composição extrato de levedura (fornece elementos como vitaminas requeridos para o desenvolvimento de Pseudomonas aeruginosa), lisina (que atua como fornecedor ne nitrogênio) e carboidratos tais como a xilose, sacarose e lactose (que são fonte de energia). O meio possui cloreto de sódio que mantém o equilíbrio osmótico, sais inorgânicos como Na2S2O3 fornece íons essenciais para o desenvolvimento.

A seletividade do meio m-PA é garantida através da suplementação com Canamicina que inibe a síntese proteica em organismos gram positivos, cicloheximida inibe a flora fúngica presente, acido nalidíxico inibe a replicação de bactérias gram negativas suscetíveis. O uso do suplemento FD202 atende perfeitamente esta exigência de suplementação, evitando assim a compra e manipulação de diferentes antibióticos (cada vial contendo uma mistura de todos estes antibióticos devem ser constituídos e adicionados a 1L do meio base após a esterilização do meio Base)

O meio m-Pa também possui vermelho de fenol que é um indicador que se torna amarelo sobre condições ácidas resultante da fermentação de carboidratos.

Para a aplicação do meio m-PA, deve-se filtrar a amostra de água em membranas filtrantes estéreis de 0.45 µm. eve-se colocar a membrana no meio m-Pa evitando a formação de bolhas entre a membrana e a superfície do ágar. Incubar por 41,5 ± 0,5°C por 72 horas em condições aeróbicas.

Tipicamente, as colônias de Pseudomonas aeruginosa no meio m-CP possuem tamanho entre 0,8mm a 2,2mm de diâmetro e são planas com bordas externas leves e possui uma coloração  acastanhado escuro também pode apresentar centros preto-esverdeados.

FICA A DICA!

  1. De acordo com o Standard Methods, o simples isolamento de colônias típicas de Pseudomonas aeruginosa, precisam ser confirmadas.

Para a confirmação, a mesma é feita através do ágar leite. (basta realizar um inoculo das colônias típicas do meio m-PA e realizar um único estriamento de cada colônia isolada entre 2cm a 4cm de tamanho e incubar a 35°C ± 1°C. As colônias que são Pseudomonas aeruginosa hidrolisam a caseína presente no ágar leite e produzem um pigmento amarelo a esverdeado que difunde pelo meio meio de cultura.

  1. Para o preparo do meio m-PA (M1121), o mesmo, para possuir a seletividade esperada DEVE ser adicionado o Suplemento seletivo m-PA (FD202) que ajuda a inibir os possíveis microrganismos que venham a se desenvolver no meio m-PA Base somente!

Nós da Exodo Cientifica, somos o distribuidor autorizado dos produtos da marca HIMEDIA no Brasil. Possuímos o meio m-PA (M1121) e o Suplemento Seletivo m-PA (FD202) à pronta entrega!

Consulte nossa equipe, estamos de prontidão para atendê-lo com esta e muitas outras soluções!

WhatsApp Comercial
Enviar